PBH convoca idosos com imunossupressão para quarta dose; veja quem pode vacinar
Os cidadãos com imunossupressão deverão comparecer aos postos de vacinação a partir da próxima sexta-feira (04)
Idosos com mais de 70 anos que têm alto grau de imunossupressão poderão receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 a partir da próxima semana em Belo Horizonte. A convocação para o público foi feita, na tarde desta quinta-feira (27), pela prefeitura da capital. Para receber o reforço, é necessário um prazo mínimo de quatro meses da terceira aplicação de imunizante contra o coronavírus.
De acordo com a PBH, os cidadãos imunossuprimidos deverão comparecer aos postos de vacinação a partir da próxima sexta-feira (04). Para receber a quarta dose é preciso apresentar laudos, declarações, exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica. Os documentos devem ter o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível, assinado, carimbado e em versão original.
Também é necessário levar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte. Se enquadram no grupo de imunossuprimidos as pessoas com as seguintes características:
- Imunodeficiência primária grave;
- Quimioterapia para câncer;
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
- Pessoas vivendo com HIV/Aids;
- Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune, como Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe) Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
- Auto-inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
- Pacientes em hemodiálise;
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Repescagem
Na próxima semana também permanece sendo realizada a repescagem de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e do público sem doenças preexistentes, com 11, 10 e 9 anos, completos até a data da vacinação, que ainda não se vacinaram. As vacinas para os pequenos estão disponibilizadas em 27 escolas da capital.
O público de 44 a 42 anos, já convocado para a dose de reforço, também poderá se imunizar na próxima semana nos postos tradicionais de vacinação em centros de saúde, shoppings e drive-thru.
Notícia: Jornal O Tempo