Pilates é uma boa atividade para idosos

O pilates é um método criado pelo alemão Joseph Pilates baseado em seis princípios, sendo eles: concentração, respiração, centralização, precisão, controle e fluidez.

Com a prática regular esses princípios vão sendo alcançados aos poucos até conquistar uma consciência corporal bem importante.

O objetivo é trabalhar o corpo como um todo, por completo, incluindo a mente.

Conhecido como um método completo, além de trabalhar aspectos corporais, como equilíbrio muscular, condicionamento físico e a postura, também exigem concentração, equilíbrio e respiração.

De acordo com a fisioterapeuta especialista em pilates, Tábata Luza, o pilates pode ser usado como tratamento de dores crônicas, problemas relacionados à má postura, doenças osteomusculares, prevenção de lesões, aumento do condicionamento físico e, consequentemente, melhora da qualidade de vida.

“O Pilates trabalha todas as partes do corpo, sendo possível ganhar força, flexibilidade e alongamento em um mesmo exercício, além de ser uma ótima opção para aliviar a ansiedade e o estresse do dia a dia”, explica.

A fisioterapeuta explica que o mais legal do método, é que ele é acessível a qualquer pessoa, de qualquer idade, mulheres e homens, atletas e sedentários, pessoas saudáveis ou com alguma patologia. “Além dos benefícios já citados, o principal objetivo para o idoso é mantê-lo ativo com um método de baixo impacto e seguro”.

Uma questão importante a ressaltar é que todo o trabalho vai melhorar ou manter a independência funcional da pessoa idosa, prevenindo possíveis quedas. “Lembrando que a queda para um idoso pode levar a casos graves de hospitalização e perda da sua independência”. Além disso, o pilates estimula a interação social, sendo que muitos idosos acabam se isolando nessa fase da vida.

Outro motivo do pilates ser muito indicado para idosos, é que já foi comprovado o retardo em doenças degenerativas como Parkinson, Esclerose Múltipla, e em alguns casos, traumas cerebrais e derrames.

Segundo Tábata, não existem contraindicações absolutas, mas como qualquer exercício, alguns cuidados precisam ser tomados. Por isso, a importância do acompanhamento profissional para que não haja lesões ou qualquer complicação. Resumindo, o Pilates é um método completo que atua na promoção de saúde, prevenção de doenças e reabilitação. “Todos podem se beneficiar, desde um atleta saudável, até um idoso fragilizado”.

O corpo humano está sempre em constante defasagem conforme vamos envelhecendo, e é na terceira idade que começa a ficar evidente o quão desgastado nosso corpo fica. Ocorre perda de massa muscular, vai diminuindo o metabolismo e perdendo a densidade óssea. Isso acarreta em uma vulnerabilidade de doenças na coluna, ligamentos e até do coração.

Por isso, uma vida de exercícios, boa alimentação e principalmente o pilates, são muito indicados para idosos, para se prevenir de doenças e dores, e também para manter uma vida mais saudável e ativa.

Matéria retirada do site: www.cedivida.org.br