MPMG participa do lançamento da jornada dos atingidos pelos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho

MPMG participa do lançamento da jornada dos atingidos pelos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), lançou nessa terça-feira, 5 de outubro, a jornada “Atingidos em Luta por Justiça: 6 anos de Mariana e 3 anos de Brumadinho”, que contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior.

Jarbas Soares ressaltou que uma luta em busca da reparação dos danos causados em ambas tragédias ao meio-ambiente, à economia e em especial, às famílias das vítimas ?o vem sendo travada ?. “Temos duas tragedias, dois crimes, não dois desastres, portanto assim tem que ser tratado”, disse.

O procurador-geral de Justiça destacou, ainda, as diferenças entre os crimes de Mariana e de Brumadinho apontando, nesse último caso, que os atingidos são ouvidos diretamente porque participam do processo, e, dessa forma, pode se chegar a uma solução adequada. “Nosso compromisso maior é com os atngidos”, afirma.

Segundo Jarbas Soares, a repactuação do acordo de reparação de Mariana, que vem sendo mediada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), deve acontecer até março do ano que vem. A negociação tem como base a ação do Ministério Público Federal (MPF) que pede R$ 155 bilhões. “Que seja um pacto efetivo e à altura da dimensão do grave crime cometido contra o meio-ambiente, as economias dos estados, especialmente contra a vida, o bem estar das pessoas, seus direitos, direito às suas histórias, seu território e seu modo de viver”, ressaltou.

O MAB segue neste ciclo de atividades até o ano que vem, que terá os dias 5 de novembro e 25 de janeiro como marcos fundamentais de mobilização.


Fonte: mpmg.mp.br (texto e imagens)