Espaços do Circuito Liberdade iluminam suas fachadas para conscientizar mulheres sobre o câncer de mama
O movimento Outubro Rosa é uma intervenção internacional que colore o mundo de rosa para conscientizar as pessoas com relação ao câncer de mama. O objetivo da campanha é incentivar a participação de toda a população, das empresas e entidades públicas quanto às ações de conscientização e prevenção.
Em Belo Horizonte, alguns prédios que integram o Circuito Liberdade estão com suas fachadas iluminadas para apoiar essa causa. São eles: Filarmônica, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e Memorial Minas Gerais Vale. Também faz parte da intervenção a iluminação das fontes da Praça da Liberdade, que pode ser vista por quem passa de carro pelo local.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres de todo o mundo, por isso são importantes a conscientização e os cuidados em relação ao autoexame para a detecção de possíveis intercorrências. E a campanha do Outubro Rosa atua exatamente nesse sentido, promovendo e incentivando nas mulheres o autoconhecimento e o cuidado com o seu corpo.
Todos os anos o Circuito Liberdade adere a esse movimento, como forma de zelo com as mulheres da capital mineira e também com as turistas que frequentam os espaços. De acordo com o subsecretário de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Maurício Canguçu, a arte e a cultura têm o poder de mobilizar as pessoas, tornando a participação do Circuito Liberdade no Outubro Rosa de extrema importância. “Todos os dias centenas de pessoas frequentam os equipamentos do Circuito Liberdade e passam em frente aos prédios. Aos iluminá-los, sensibilizamos a população para os cuidados necessários e a prevenção do câncer de mama”, diz.
Para a psicóloga Lorena Caroline de Souza, essas ações não só esclarecem sobre o problema, mas também incentivam as mulheres a buscarem ajuda profissional para a prevenção e tratamento da doença. “É muito importante ocupar os espaços públicos lembrando sobre o cuidado com a saúde. Em se tratando de uma doença responsável por muitas mortes, a conscientização se faz necessária como um importante método de prevenção. Vincular o discurso do cuidado à saúde dentro dos espaços públicos de cultura é imprescindível para a disseminação do conhecimento e a valorização da vida”.
Circuito Liberdade
O Circuito Liberdade é um complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
Fonte: secult.mg.gov.br (texto) e Leonardo Miranda (imagem)