Inscrições prorrogadas para adesão à Rede Integrada de Proteção ao Turismo
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) prorrogou as inscrições para municípios aderirem à Rede Integrada de Proteção ao Turismo. Gestores municipais têm até 5 de novembro (sexta-feira), para inscrevem suas cidades na iniciativa. Todas as instruções sobre o processo de inscrição estão disponíveis em uma cartilha, que pode ser acessada AQUI.
A Rede Integrada de Proteção ao Turismo é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secult e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e integra as ações do Programa Reviva Turismo. O objetivo da Rede é promover a segurança pública, a cultura e o turismo junto aos municípios mineiros, garantindo, também, mais segurança para os cidadãos e visitantes.
Serão desenvolvidas ações como a mobilização de representantes de órgãos públicos, instituições, empresas das localidades envolvidas com o turismo, além das comunidades locais para, juntos, proporem soluções para a melhoria da segurança e da qualidade de vida da população.
Para solicitar a implantação de uma Rede, a localidade deve cumprir alguns critérios: ser um destino turístico; integrar a Política de Regionalização da Secult; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo; estar cadastrada na Plataforma Integrada do Turismo (PIT), além de mobilização social local; cadastro dos integrantes da Rede junto à PMMG; participação ativa nas reuniões periódicas da Rede; adesão ao projeto “Cidade Limpa, Comunidade Ativa”.
Fonte: secult.mg.gov.br (texto e imagem)